- QUEM SOMOS
A Revista Pelle Sana é uma publicação técnico-científica da Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia – SOBENDE, fruto do empenho de enfermeiras (os) interessadas (os) na translação do conhecimento sobre os cuidados da pele em dermatologia clínica, queimaduras, podiatria e no manejo de feridas agudas e crônicas.
Criada em 1998, a Revista Pelle Sana investiu em estratégias editoriais de cinco números impressos. No entanto, o processo editorial nesse formato foi interrompido em 1999. Em 2016, a SOBENDE reapresentou o periódico em um novo formato editorial, eletrônico, visando às novas tendências de editoração de periódicos: maior abrangência, rapidez e de livre acesso e, sobretudo, a contribuição com as causas ambientais, divulgando um número online.
Em 2019, a Revista Pelle Sana (Rev. PelleSana) vem sendo requisitada para o desenvolvimento científico da Enfermagem Dermatológica e da saúde no cenário brasileiro, com ações editoriais alinhadas às exigências do campo de conhecimento e às tendências editoriais que consolidem o seu crescimento na comunidade científica nacional e internacional no formato online, buscando, dessa forma, aumentar a visibilidade ao conhecimento, em atenção aos pilares da profissionalização, internacionalização e autonomia financeira.
A gestão editorial da Revista Pelle Sana remete a um trabalho desenvolvido por um time de profissionais competentes que, ao longo dos anos, representa a SOBENDE como conselheiros, editores, pareceristas Ad hoc e webdesigners, direcionando seus esforços para cumprir as complexas e contínuas demandas editoriais relacionadas às fontes científicas, às tecnologias de informação, à ética em pesquisa, aos direitos autorais, às normalizações, às técnicas de armazenamento e de transferência digital de manuscritos, entre tantas outras ações envolvidas.
Atendendo a novos desafios, em 2018 criou-se o Blog Pelle Sana, oferecendo à comunidade um ambiente digital interativo e de maior acessibilidade às informações e notícias relacionadas à Enfermagem Dermatológica e à saúde.
Nesse sentido, a partir de 2019, a Revista Pelle Sana terá edição quadrimestral, em atenção à trajetória de modernização, sua história e perspectivas de futuro como um importante meio de divulgação na busca pelo aprimoramento de seus processos de editoração, contribuindo com produção de conhecimento a comunidade científica nos diferentes contextos de atuação da Enfermagem Dermatológica e da saúde.
Por fim, com o intuito de assegurar o acesso permanente à publicação, a Revista Pelle Sana tem a preocupação de manter seu conteúdo preservado pelo Núcleo de Informação e Coordenação de Ponto BR – NIC.BR.
- MISSÃO
Promover a difusão e o intercâmbio de experiências e conhecimentos da Enfermagem Dermatológica, com especial interesse no cuidado e nas práticas avançadas.
Estimular a divulgação da prática baseada em evidências, contribuindo para o contínuo aperfeiçoamento e atualização dos profissionais na área da Enfermagem Dermatológica.
Ampliar o acesso à informação sobre Enfermagem Dermatológica, por meio do acesso livre.
- VISÃO
Ser referência nacional e internacional na divulgação de conhecimentos em Enfermagem Dermatológica.
- A QUEM SE DESTINA
Aos profissionais, docentes e discentes de todos os níveis acadêmicos da enfermagem e/ou aos técnicos, profissionais das áreas das ciências humanas, sociais, da saúde, da indústria terapêutica e outras correlatas, interessados em consumir e/ou compartilhar artigos originais, revisões sistemáticas, revisões integrativas, de reflexão, estudos de caso, resenhas de livros ou eventos científicos, entrevistas e relatos de experiência contemplando evidências da Enfermagem Dermatológica.
O fato de publicar artigos em Português, Espanhol e Inglês, em livre acesso, contribui para que o periódico receba notoriedade e consulta de profissionais de outras nacionalidades, mostrando a tendência de expansão para consumo de autores e leitores internacionais e benefício da sociedade em geral.
- ESCOPO E POLÍTICA
Os manuscritos podem ser submetidos em Português, Espanhol ou Inglês. Para aqueles em Inglês, a versão final aprovada deverá ser acompanhada de uma cópia traduzida para o Português. As diretrizes aos autores encontram-se em http://www.revistapellesana.com.br/normas/
O manuscrito encaminhado à Revista Pelle Sana não poderá ter sido submetido a outro periódico. Republicações serão aceitas desde que autorizadas pelo responsável editorial da publicação.
O conteúdo das informações contido nos textos, incluindo as referências, é de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem a opinião dos editores da revista.
A Revista Pelle Sana adota o sistema de avaliação por pares (peer-review), omitindo os nomes dos autores e dos pareceristas Ad hoc em todo o processo avaliativo e adequação teórico-metodológica do manuscrito.
A decisão final quanto à publicação compete à Comissão de Editoração. No caso dos manuscritos aceitos para publicação, os direitos autorais são transferidos para a Revista Pelle Sana.
A Comissão de Editoração é formada por integrantes da Associação Brasileira de Enfermagem Dermatológica – SOBENDE, com as funções de Editor-Chefe e Editores de Área, contando com o apoio de secretário e bibliotecária. Para a avaliação dos manuscritos, a Revista conta com a colaboração de pareceristas em Enfermagem Dermatológica e da saúde de instituições assistenciais, de ensino e de pesquisa nacionais e internacionais.
A Revista apoia os princípios da Declaração de Helsinque, e exige que os autores dos manuscritos submetidos tenham obtido aprovação ética e adotado as exigências legais para pesquisas envolvendo seres humanos, incluindo o consentimento informado dos participantes, de acordo com procedimentos de sua instituição e de seu país. Em conformidade com as resoluções nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, as pesquisas que envolvem seres humanos devem ser aprovadas por Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf
A Revista apoia as políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), reconhecendo a importância dessas iniciativas para o avanço do conhecimento.
Os artigos que apresentarem semelhanças com outros já publicados não serão aceitos para publicação.
O processo de avaliação dos manuscritos na Revista Pelle Sana compreende as etapas de pré-avaliação, encaminhamento e monitoramento da avaliação, avaliação pelos pareceristas, reformulações do manuscrito pelos autores, avaliação da Comissão de Editoração e comunicação da decisão aos autores, parecer biblioteconômico e editoração do artigo, definição da publicação e publicação online.
O manuscrito enviado que não cumprir as normas, por incompletude ou inadequação, será devolvido antes mesmo de ser submetido à avaliação pelo parecerista. O manuscrito será avaliado por dois pareceristas e, quando houver necessidade, será encaminhado para um terceiro. Os pareceres dos avaliadores serão disponibilizados para o autor responsável pela submissão e este terá o prazo de quinze dias para atender as solicitações requeridas. Se o manuscrito não for enviado no prazo, o artigo será arquivado e os autores serão comunicados.
- PERIODICIDADE
Quadrimestral
- CATEGORIAS DE MANUSCRITOS PUBLICADOS
Editorial
Artigos originais
Artigos de revisão sistemática
Artigos de revisão integrativa
Artigos de reflexão
Estudos de caso
Relatos de experiência
Resenhas de livros ou eventos científicos
Entrevistas
Dagmar Elaine Kaiser
Editora Chefe
Ana Karina Silva da Rocha Tanaka
Beatriz Farias Alves Yamada
Euzeli da Silva Brandão
Maristela Belletti Mutt Urasaki
Editoras Associadas
Potiguara de Oliveira Paz
Secretário
Rejane Raffo Klaes
Bibliotecária
Robson Alex Vargas Calixto
Webdesigner
Diego Bonil de Almeida (Vice-Presidente)
Dulce Janaina Gomes de Morais (Presidente)
Gestão SOBENDE