logo_horizontal
  • Home
  • Revista Pelle Sana
    • Quem Somos
    • Edições das Revistas
    • Edição Especial Anais VIII CBED
    • Diretrizes aos Autores
    • Conselho Editorial
    • Comissão Editoração
  • Blog – RevPelleSana
  • Contato

Diretrizes aos Autores

Início Diretrizes aos Autores

REVISTA PELLE SANA – Informações importantes aos interessados em publicar

A Revista Pelle Sana é uma publicação técnico-científica da Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia – SOBENDE.

De periodicidade quadrimestral, destina-se aos profissionais, docentes e discentes de todos os níveis acadêmicos da enfermagem e/ou aos técnicos, profissionais das áreas das ciências humanas, sociais, da saúde, da indústria terapêutica e outras correlatas, interessados em consumir e/ou compartilhar artigos originais, revisões sistemáticas, revisões integrativas, de reflexão, estudos de caso, resenhas de livros ou eventos científicos, entrevistas e relatos de experiência contemplando evidências da Enfermagem Dermatológica.

A Comissão de Editoração é formada por integrantes da Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia – SOBENDE, com as funções de Editor-Chefe e Editores de Área, contando com o apoio de secretário e bibliotecária. Para a avaliação dos manuscritos, a Revista conta com a colaboração de pareceristas em Enfermagem Dermatológica e da saúde de instituições assistenciais, de ensino e de pesquisa nacionais e internacionais.

DIRETRIZES AOS AUTORES
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
SUBMISSÃO DE ARTIGOS
DIRETRIZES AOS AUTORES
1 ESCOPO E POLÍTICA

Os manuscritos podem ser submetidos em Português, Espanhol ou Inglês. Para aqueles em Inglês, a versão final aprovada deverá ser acompanhada de uma cópia traduzida para o Português.

O manuscrito encaminhado à Revista Pelle Sana não poderá ter sido submetido a outro periódico. Republicações serão aceitas desde que autorizadas pelo responsável editorial da publicação.

O conteúdo das informações contido nos textos, incluindo as referências, é de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem a opinião dos editores da revista.

A Revista Pelle Sana adota o sistema de avaliação por pares (peer-review), omitindo os nomes dos autores e dos pareceristas Ad hoc em todo o processo avaliativo e adequação teórico-metodológica do manuscrito.

A decisão final quanto à publicação compete à Comissão de Editoração. No caso dos manuscritos aceitos para publicação, os direitos autorais são transferidos para a Revista Pelle Sana.

A Comissão de Editoração é formada por integrantes da Associação Brasileira de Enfermagem Dermatológica – SOBENDE, com as funções de Editor-Chefe e Editores de Área, contando com o apoio de secretário e bibliotecária. Para a avaliação dos manuscritos, a Revista conta com a colaboração de pareceristas em Enfermagem Dermatológica e da saúde de instituições assistenciais, de ensino e de pesquisa nacionais e internacionais.

A Revista apoia os princípios da Declaração de Helsinque, e exige que os autores dos manuscritos submetidos tenham obtido aprovação ética e adotado as exigências legais para pesquisas envolvendo seres humanos, incluindo o consentimento informado dos participantes, de acordo com procedimentos de sua instituição e de seu país. Em conformidade com as resoluções nº 466/2012     e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, as pesquisas que envolvem seres humanos devem ser aprovadas por Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

A Revista apoia as políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), reconhecendo a importância dessas iniciativas para o avanço do conhecimento.

Os artigos que apresentarem semelhanças com outros já publicados não serão aceitos para publicação.

O processo de avaliação dos manuscritos na Revista Pelle Sana compreende as etapas de pré-avaliação, encaminhamento e monitoramento da avaliação, avaliação pelos pareceristas, reformulações do manuscrito pelos autores, avaliação da Comissão de Editoração e comunicação da decisão aos autores, parecer biblioteconômico e editoração do artigo, definição da publicação e publicação online.

O manuscrito enviado que não cumprir as normas, por incompletude ou inadequação, será devolvido antes mesmo de ser submetido à avaliação pelo parecerista. O manuscrito será avaliado por dois pareceristas e, quando houver necessidade, será encaminhado para um terceiro. Os pareceres dos avaliadores serão disponibilizados para o autor responsável pela submissão e este terá o prazo de quinze dias para atender as solicitações requeridas. Se o manuscrito não for enviado no prazo, o artigo será arquivado e os autores serão comunicados. 

2 SEÇÕES DA REVISTA PELLE SANA

A Revista publica as seguintes seções:

Editorial: é texto de responsabilidade da Comissão de Editoração da Revista, que poderá convidar autoridades para redigi-lo. O editorial deverá obedecer ao limite de uma página.

Artigos originais: são contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original inédita. Devem obedecer à seguinte estrutura: o título deve ser apresentado no idioma do manuscrito e contemplar os idiomas Português, Inglês e Espanhol, compondo até 15 palavras. O resumo deve ser exibido no com até 200 palavras, nas versões para o Português (Resumo), para o Inglês (Abstract) e para o Espanhol (Resumen). Ao final destes, apresentar de três a cinco palavras-chave entre descritores (http://decs.bvs.br) e termos MeSH (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh) no referido idioma. A introdução deve apresentar a revisão da literatura pertinente, relevante e atualizada, justificativa, questão norteadora, bem como o objetivo. Os métodos/metodologia empregados, a população estudada, a fonte de dados e os critérios de seleção devem ser descritos de forma objetiva e completa. Informar os detalhes dos aspectos éticos em pesquisa (é obrigatório enviar o parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos como documento suplementar). Os resultados devem ser descritos em sequência lógica. Quando apresentar tabelas e ilustrações, o texto deve complementar e não repetir o que está descrito nestas. A discussão, que pode ser redigida junto com os resultados nos estudos de abordagem qualitativa, deve desenvolver a argumentação crítica dos resultados, com o apoio na literatura e a interpretação dos autores. As conclusões/considerações finais devem destacar os achados mais importantes, comentar as limitações e implicações para novas pesquisas. Devem obedecer ao limite de 15 páginas no total do artigo (títulos, resumos, palavras-chave, corpo do artigo, ilustrações e conter 20 referências, no máximo).

Artigos de revisão sistemática: são contribuições cujo método de pesquisa é conduzido por meio da síntese de resultados de estudos originais quantitativos que têm por objetivo responder a uma questão específica e de relevância para a Enfermagem Dermatológica ou para a saúde. Os procedimentos metodológicos deverão ser descritos detalhadamente em todas as suas etapas no que se referem à busca dos estudos originais, critérios de inclusão e exclusão, testes preliminares e de níveis de evidência, segundo o referencial teórico metodológico adotado. A revisão sistemática poderá se caracterizar em meta-análise e ou metassíntese, dependendo do tipo de abordagem metodológica do manuscrito e do objetivo do estudo. Os procedimentos metodológicos deverão ser detalhados em todas as etapas preconizadas pelo referencial primário adotado (http://www.prisma-statement.org/statement.htm). Devem obedecer ao limite de 15 páginas no total do artigo (títulos, resumos, palavras-chave, corpo do artigo e ilustrações), não possuindo limite de referências;

Artigos de revisão integrativa: são contribuições cujo método de pesquisa é conduzido por meio da síntese e comparação de resultados de estudos quantitativos, qualitativos, mistos e reflexões teóricas criticamente sustentadas. Seu objetivo é responder questões norteadoras específicas, que expressem o estado da arte e ou as lacunas do conhecimento em relação a fenômenos relevantes para a Enfermagem Dermatológica e/ou saúde. Os procedimentos metodológicos deverão ser detalhados em todas as etapas preconizadas pelo referencial primário adotado. Devem obedecer ao limite de 15 páginas no total do artigo (títulos, resumos, palavras-chave, corpo do artigo e ilustrações), não possuindo limite de referências;

Artigos de reflexão: são formulações discursivas críticas fundamentadas teórica e filosoficamente sobre temas atuais e de interesse para a Enfermagem em Dermatologia, em seus diferentes campos. Devem obedecer ao limite de 10 páginas no total do artigo (títulos, resumos, palavras-chave, corpo do artigo, ilustrações e conter 15 referências no máximo);

Estudos de caso: são contribuições descritivas e contextualizadas, complementada por análise crítica fundamentada, a partir de um caso, situação, procedimento, experiência ou inovação, podendo ser na área do cuidado, do ensino, da gestão ou da pesquisa. Devem conter título; resumo; palavras-chave; introdução, objetivo, estratégia de busca na literatura; exposição do caso, técnica ou situação; discussão fundamentada na literatura; conclusão e referências. Permite-se a inclusão de figuras, tabelas, gráficos e ilustrações. Tratando-se de relato de caso clínico, é obrigatório enviar o parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos como documento suplementar. Devem obedecer ao limite de 10 páginas no total do artigo, incluindo no máximo 15 referências;

Relatos de experiência: são descrições de vivências acadêmicas ou assistenciais individuais ou de grupos relacionadas ao cuidado, ensino, pesquisa e gestão/gerenciamento no campo da saúde, enfermagem, educação e áreas afins relacionadas à Enfermagem Dermatológica. Devem conter as estratégias de intervenções e ressaltar a sua eficácia e contribuição para a atuação profissional (evidência da relevância), assim como a análise de implicações conceituais. O conteúdo deve ser apresentado de forma a contemplar o resumo, palavras-chave, introdução, métodos, resultados da experiência e conclusão. Limitado a 10 páginas, incluindo tabelas, figuras e no máximo 15 referências. Cabe ressaltar que em estudos envolvendo seres humanos é necessário o número do CAAE.

Resenhas de livros ou eventos científicos
São textos em forma de síntese que expressam a opinião do autor sobre determinado livro ou evento científico, com o objetivo de guiar o leitor pelo emaranhado da produção cultural e científica, mesclando momentos de pura descrição com momentos de crítica direta. Devem obedecer ao limite de 5 páginas no total do manuscrito (identificação da obra/citação ou evento; estrutura; cerne da obra/evento; análise crítica, recomendações, distinções);

Entrevistas

São textos marcados pela oralidade, produzidos a partir da interação dialógica entre entrevistador e entrevistado sobre temas atuais da Enfermagem Dermatológica, visando à difusão do conhecimento, à formação de opinião e ao posicionamento crítico dos leitores. Devem obedecer ao limite de 5 páginas no total do manuscrito (título; introdução ao texto que será discutido, com lead sobre “O quê” , “Quando?”, “Onde?”, “Como?” e “Por quê”; perfil do entrevistado e sua experiência profissional, foto do entrevistado, roteiro da entrevista em forma de perguntas e respostas). 

3 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA PUBLICAÇÃO

Os artigos devem ser enviados exclusivamente à Revista Pelle Sana, sendo permitida sua reprodução em outras publicações mediante autorização da Comissão de Editoração, devendo, neste caso, constar a citação da publicação original.

Na Revista Pelle Sana podem ser publicados artigos escritos por profissionais, docentes e discentes de todos os níveis acadêmicos da enfermagem e/ou por profissionais das áreas das ciências humanas, sociais, da saúde, da indústria terapêutica e outras correlatas, desde que o tema seja de interesse para a área de Enfermagem Dermatológica. Serão aceitos manuscritos nos idiomas Português, Espanhol ou Inglês.

A submissão dos artigos deverá ser feita, exclusivamente, online pelo site: http://www.revistapellesana.com.br/normas/

Para submeter o manuscrito, um dos autores deverá ser membro associado da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia – SOBENDE e comprovar o pagamento da anuidade de associado, enviando a cópia do comprovante junto aos documentos suplementares da submissão do manuscrito.

A adesão à SOBENDE e o pagamento da anuidade podem ser realizados no site: http://sobende.org.br/associado/

No momento da submissão à Revista Pelle Sana, deverão ser informados o nome completo de cada autor, nº de ORCID iD, instituição de origem, país e e-mail.

Os autores deverão anexar como documento suplementar uma Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais, elaborada conforme modelo na Aba Abaixo da Revista e assinada por todos os autores, indicando o tipo de participação de cada um na elaboração do manuscrito. O conceito de autoria deve respaldar-se na contribuição substancial de cada um dos autores no que se refere à concepção e planejamento do estudo, obtenção ou análise e interpretação dos dados, redação e revisão crítica. É permitido o máximo de seis autores.

Nos manuscritos resultantes de estudos que envolvem seres humanos, os autores deverão indicar os procedimentos adotados para atender o que determinam as resoluções nº 466/2012 e nº 510/2016, do Conselho Nacional de Saúde, bem como o número de aprovação CAAE do projeto de pesquisa, no corpo do texto. Uma cópia do protocolo deverá ser encaminhada à Revista Pelle Sana, como documento suplementar.

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores tenham interesses que, mesmo não sendo completamente aparentes, possam influenciar seus julgamentos sobre o que é publicado. O conflito de interesses pode ser de ordem pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Quando os autores submetem um manuscrito, são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos de interesse que possam influenciar ou ter influenciado o conteúdo do trabalho submetido à Revista Pelle Sana. 

4 APRESENTAÇÃO DOS MANUSCRITOS

A redação deve ser clara e concisa, com exposição precisa de resumo estruturado, introdução, métodos/metodologia, resultados, discussão, conclusão/considerações finais, referências. A argumentação deve estar fundamentada em evidências bem justificadas.

Para o preparo do manuscrito, recomenda-se a busca e citação de artigos pertinentes ao tema, previamente publicados na literatura científica nacional e internacional, preferentemente dos últimos cinco anos, facilitando a contextualização, coerência e continuidade para os leitores.

A Revista não assume a responsabilidade por equívocos gramaticais, e se dá, portanto, o direito de decidir quanto a alterações e correções.

Os trabalhos devem ser encaminhados em Word for Windows, fonte Arial 11, espaçamento 1,5 (inclusive os resumos), com todas as páginas numeradas no ângulo superior direito, configuradas em papel A4 e com as quatro margens de 2,5 cm.

O título do artigo deve ser apresentado primeiramente no idioma do manuscrito, em caixa-alta e em negrito, sendo coerente com os objetivos do estudo e que identifique o conteúdo, em até 15 palavras. Indicar o título nas outras versões de idiomas logo após o título principal, sem negrito.

Os títulos das seções textuais devem ser destacados gradativamente, sem numeração e escritos em caixa-alta e em negrito (TÍTULO; RESUMO). O abstract e o resumen devem ser destacados em caixa-alta, negrito e itálico (ABSTRACT; RESUMEN).

A extensão dos artigos originais, revisões sistemáticas e revisões integrativas deve ser de, no máximo, 15 páginas, enquanto que estudos de caso, relatos de experiência e artigos de reflexão devem ter, no máximo, 10 páginas, editorial deve ter apenas uma página e, as demais modalidades, devem ter, no máximo, 5 páginas.

O Resumo deve ser apresentado com até 200 palavras, em versões em Português (Resumo), Inglês (Abstract) e Espanhol (Resumen). Deve ser elaborado obedecendo ao formato de resumo estruturado, com os seguintes itens: Objetivo; Métodos; Resultados; Conclusões. No caso de artigos de reflexão teórica, a descrição da metodologia poderá ser suprimida.

Ao final do Resumo, apresentar de três a cinco Palavras-chave entre descritores (http://decs.bvs.br) e termos MeSH (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh) que permitam identificar o assunto do manuscrito, em Português e suas respectivas versões para o Inglês (Keywords) e Espanhol (Palabras clave), podendo a Revista Pelle Sana modificá-los, se julgar necessário.

Na Introdução, apresentar o problema de pesquisa, a justificativa, a revisão da literatura (pertinente, relevante e atualizada), a questão norteadora do estudo e o objetivo, coerentes com a proposta do manuscrito.

Em Métodos ou Metodologia, detalhar o método empregado: tipo de estudo; referencial teórico metodológico utilizado para a análise dos dados, inclusive os testes estatísticos, quando apropriado; amostra e amostragem, critérios de inclusão e exclusão dos sujeitos/participantes; período do estudo; local do estudo; aspectos éticos envolvidos, Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e/ou Termo de Consentimento para Uso de Dados Institucionais, com menção ao CAAE emitido pelo Comitê de Ética em Pesquisa; quando apropriado.

Os Resultados devem ser descritos em sequência lógica. Quando forem apresentados em tabelas e ilustrações, o texto deve complementar e não repetir o que está descrito nestas.

A Discussão deve conter a comparação dos resultados com a literatura representativa, atualizada e a interpretação dos autores apontando o avanço científico. A discussão poderá ser apresentada juntamente com os resultados quando se tratar de artigos originais resultantes de estudos qualitativos.

Nas Conclusões ou Considerações Finais, destacar os achados mais importantes na perspectiva dos objetivos do estudo, comentar as limitações e as implicações para novas pesquisas e para o corpo de conhecimento na área de Enfermagem Dermatológica e da Saúde da Pele, considerando o ensino, pesquisa, assistência e gestão.

Quanto às Referências, devem ser apresentadas no máximo 20 referências para os artigos originais e 15 para os artigos de reflexão, relatos de experiência e estudos de caso. Não há limite de referências para as revisões sistemáticas e as revisões integrativas. As referências, de abrangência nacional e internacional, devem ser atualizadas (últimos cinco anos), sendo aceitáveis fora desse período no caso de constituírem referencial primário ou clássico sobre um determinado assunto.

As referências devem seguir o estilo Vancouver, do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), digitadas em espaço simples e parágrafo justificado, separados por um espaço simples. A lista de referências deve ser composta por todas as obras citadas, numeradas de acordo com sua ocorrência no corpo do texto. Os títulos dos periódicos devem ser abreviados de acordo com o NLM Catalog: Journals referenced in the NCBI Databases, disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals. Para os periódicos que não se encontram neste site, poderão ser utilizadas as abreviaturas do Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN), do IBICT, disponível em: http://ccn.ibict.br/busca.jsf e o Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), disponível em: http://portal.revistas.bvs.br

Exemplo de referenciamento:

Cardoso CG, Brandão ES, Barreto VPM, Lanzillotti RS, Santos JÁ. Risco de desenvolvimento de lesões por pressão: avaliação segundo escala de Braden. Rev. PelleSana [Internet] . 2016 [citado 2019 abr 24];3(01):22-33. Disponível em: http://revistapellesana.com.br/Revistas/V03_N01_2016/RPS03-1-2016_AO_Lesao%20pressao-braden.pdf

As citações: devem ser apresentadas no texto de acordo com o sistema numérico, com os números correspondentes entre parênteses e sobrescritos, sem espaço entre a palavra e o número da citação e precedendo o ponto final. Quando se tratar de citação sequencial, os números devem ser separados por hífen e, quando intercaladas, devem ser separados por vírgula. Em caso de transcrição de palavras, frases ou parágrafos com palavras do autor (citação direta), devem-se utilizar aspas iniciais e finais na sequência do texto, citando o número e após, inserir dois pontos e informar o número da página.

Exemplos:

Estudos apontam que…(1-4).

Alguns autores trazem…(1,4-5 ).

“… e nos anos seguintes o mesmo se repetiu”(7:17).

Nos depoimentos ditos pelos sujeitos/participantes da pesquisa, não utilizar aspas, e observar a seguinte estrutura: recuo do parágrafo (1,25 cm), fonte tamanho 11, em itálico, espaçamento simples, com sua identificação entre parênteses, codificadas a critério do(s) autor(es), e separadas entre si por um espaço simples. Supressões devem ser indicadas pelo uso das reticências entre colchetes “[…]”, e as intervenções dos autores ao que foi dito pelos participantes do estudo devem ser apresentadas entre colchetes.

As Ilustrações devem ser no máximo de cinco (gráficos, quadros e tabelas), conforme especificações da norma da ABNT NBR 6022/2003 e IBGE – Normas de Apresentação Tabular, disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf

Os símbolos, abreviaturas e siglas devem ser apresentados conforme a norma da ABNT NBR 6022/2003.

Utilizar negrito para destaque e itálico para palavras estrangeiras.

Quanto à Estrutura Geral, a primeira página não entra para a contagem do total de números de páginas previstas para cada seção. Nesta página, indicar em negrito a indicação da seção a que o texto se destina (Editorial; Artigo Original; de Revisão; de Reflexão; de Relato de Experiência; de Estudo de Caso, de Resenha, de Entrevista). Após, indicar o título do artigo centralizado e, em nota de rodapé, informar a origem do estudo (Pesquisa independente, trabalho de conclusão de curso de graduação ou de especialização, dissertação de mestrado ou tese de doutorado, entre outros). Se a submissão do manuscrito estiver sendo realizado no idioma Português, a tradução do título para o Inglês e o Espanhol deve ser realizada após a aprovação do manuscrito para publicação. Abaixo do título, em alinhamento justificado, apresentar o nome completo do(s) autor(es) (máximo de seis autores), com indicação da formação profissional (graduação – sem especificar local de formação), instituição em que esteja cursando pós-graduação strictu sensu ou maior titulação (nunca especificar onde o título foi obtido), instituição em que atua profissionalmente, endereço eletrônico e ORCID iD, em nota de rodapé. Ao final da página, indicar o endereço completo do autor principal para contato (nome, endereço residencial/institucional, e-mail, telefone).

Na segunda página inicia a contagem para o total de números de página da seção a que o texto se destina. Iniciar com o título, em negrito, caixa alta e centralizado e, a seguir, dar sequência ao texto, apresentando o resumo no idioma do manuscrito submetido, acompanhado das palavras-chaves no respectivo idioma. Caso a submissão do manuscrito estiver sendo realizado no idioma Português, a tradução do resumo para o Inglês e o Espanhol deve ser realizada após a aprovação do manuscrito para publicação. Em sequência, dar encadeamento à introdução e às demais seções textuais.

Agradecimentos são opcionais; devem ser breves e objetivos, feitos a pessoas ou instituições que contribuíram significativamente para o estudo. 

5 CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

São condições para submissão do manuscrito:

  1. Tratar-se de contribuição original e inédita e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista;
  2. O manuscrito estar sendo apresentado em Word for Windows, fonte Arial 11, espaçamento 1,5 (inclusive os resumos), com todas as páginas numeradas no ângulo superior direito e configuradas em papel A4, com as quatro margens de 2,5 cm;
  3. O texto seguir os requisitos de formatação da Revista Pelle Sana, segundo as Diretrizes aos Autores, encontradas no menu: “Revista Pelle Sana“>”Normas”>”Diretrizes aos Autores”, em http://www.revistapellesana.com.br/normas/ ;
  4. O título ter, no máximo, 15 palavras;
  5. O texto não deve apresentar informação que possa identificar os autores. Informações sobre os autores estão incluídas apenas nos metadados da submissão;
  6. O título, o resumo e as palavras-chave estarem com suas equivalências em Português, Espanhol e Inglês;
  7. Os resumos terem até 200 palavras e elaborados obedecendo ao formato de resumo estruturado;
  8. Os títulos das seções textuais destacarem-se gradativamente, sem numeração. O título do artigo e resumo estarem apresentados em letras maiúsculas e em negrito (TÍTULO; RESUMO); resumen e abstract em maiúsculas, negrito e itálico (RESUMEN; ABSTRACT); seção primária em maiúscula e negrito (INTRODUÇÃO) e seção secundária em minúscula e negrito (Subtítulos);
  9. O texto conter o número de laudas e de referências preconizado para a seção da Revista (Artigos Originais, Artigos de Revisão Sistemática, Artigos de Reflexão…);
  10. No texto, estar substituído o nome dos autores citados por sua codificação numérica, sobrescrita e entre parênteses, conforme foram citados no texto;
  11. Para o estudo que envolve pesquisas com seres humanos, apresentar o parecer de CAAE emitido pelo Comitê de Ética em Pesquisa como documento suplementar;
  12. As referências devem seguir o estilo Vancouver, sendo atualizadas e, preferencialmente, oriundas de periódicos nacionais e internacionais. Serem digitadas em espaço simples e separadas por um espaço simples;
  13. A declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais deve estar assinada por todos os autores e ser encaminhada como documento suplementar à Revista Pelle Sana, conforme modelo contido nas Diretrizes aos Autores;
  14. A anuidade de associado à SOBENDE deve estar vigente e sua comprovação deve vir anexada como documento suplementar.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS

Para baixar a Declaração de Responsabilidade e Cessão de Direitos Autorais, clique na imagem abaixo.

SUBMISSÃO DE ARTIGOS
Para submeter o seu artigo na Revista Pelle Sana, por favor preencher o formulário abaixo com todos os dados solicitados após ler as normas.


(Somente serão aceitos arquivos doc ou docx com até 10 mb)

Dagmar Elaine Kaiser
(Editora Chefe)

Ana Karina Silva da Rocha Tanaka
Beatriz Farias Alves Yamada
Euzeli da Silva Brandão
Maristela Belletti Mutt Urasaki
(Editoras Associadas)

Potiguara de Oliveira Paz
(Secretário) 

Rejane Raffo Klaes
(Bibliotecária) 

Robson Alex Vargas Calixto
(Webdesigner)

Diego Bonil de Almeida
(Vice-Presidente da SOBENDE)

Dulce Janaina Gomes de Morais
(Presidente da SOBENDE)

© 2015 Desenvolvido por LucKel - Todos os direitos reservados a SOBENDE