Olá caro leitor,
Que bom que temos tido colaboradores para o blog. E essa nossa nova postagem é de um assunto muito interessante para o cuidado humano.
A luz laser pode ser usada em diferentes situações. Na área da saúde, a de baixa intensidade é uma luz do bem, pois por meio dela é possível ajustar o biológico e, sem dúvida alguma, o emocional. Tenho vivido essa experiência clínica há mais de dez anos. Mas, laseracuputura será um aprendizado também para mim.
Muita grata enfermeira Clodine Pepes pela colaboração com no blog da Revista Pelle Sana.
Boa leitura. Leia, comente e compartilhe. E nos ajude a fazer a Revista Pelle Sana crescer.
Dra Beatriz F. Alves Yamada
Editora Chefe
APLICAÇÃO DE LASER E LASERACUPUNTURA EM PACIENTES COM LESÕES DE PELE
Clodine Pepes
Enfermeira Especialista em Dermatologia – Unifesp
Acupunturista – Escola de Terapias Orientais de São Paulo – ETOSP
Membro da Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia – SOBENDE
A arte da acupuntura visa, através de sua técnica e procedimentos, estimular os acupontos que têm a propriedade de restabelecer o equilíbrio, alcançando-se assim, resultados terapêuticos. A aplicação de estímulos através da pele com o uso de agulhas é realizada de acordo com a avaliação da energia nos canais e meridianos, a integração entre o Yin e Yang, a função das substancias fundamentais em relação a cada Zang Fu – órgãos e vísceras e são fundamentais em todo o processo de interação entre a mente e o espírito.
A terapia com laser de baixa potência (LBP) tem sido utilizada com sucesso em diversas áreas, como na enfermagem, fisioterapia, medicina, odontologia e como uma alternativa às agulhas metálicas de acupuntura, denominadas Laseracupuntura que é uma forma de estimulação dos pontos de acupuntura utilizando (LBP). Apesar do aumento da demanda da população pela acupuntura nos últimos anos, o medo e a dor pela inserção das agulhas provocam certa recusa. O Laser de Baixa Intensidade é mais um recurso coadjuvante no tratamento do paciente com lesões de pele, e associado à acupuntura pode auxiliar de forma indolor, visando à aplicação segura da terapia por profissionais habilitados.
Por outro lado, o estudo da atuação do laser de baixa potência na reparação de tecidos tem sido objeto de muitas pesquisas, os efeitos terapêuticos do laser sobre os diferentes tecidos biológicos são demonstrados em estudos tanto in vitro quanto in vivo, destacando-se os trabalhos que relatam aumento na microcirculação local, redução do número de células inflamatórias, efeitos analgésicos, estímulo da proliferação de células epiteliais e fibroblastos, assim como aumento na síntese de colágeno. O conceito de lesões de pele, etiopatogenia, diagnóstico, e tratamento proposto em ambas às medicinas, já que a Medicina Tradicional Ocidental (MTO) e Medicina t Tradicional Chinesa (MTC) são abordagens diversas que se podem somar para favorecer o diagnóstico e o tratamento do paciente porque se complementam tanto do ponto de vista filosófico mais geral, quanto no que diz respeito às funções orgânicas e mentais do indivíduo em relação ao meio em que vive.
Aplicação do laser na acupuntura
A laseracupuntura consiste na estimulação dos pontos de acupuntura com o laser de baixa intensidade (LBI). Este funciona como agulha de curta permanência em pontos superficiais, e com essas características. Serve praticamente para todas as indicações da acupuntura.
Assim de acordo com Cunha (2007) os tipos de efeitos produzidos pelo Laser são os seguintes:
- Estimula a liberação de mediadores (histamina, serotonina, bradimicina e prostaglandinas);
Efeito Bioelétrico; - Normaliza o potencial da membrana, reequilibrando e normalizando a atividade funcional celular;
- Efeito circulatório;
- Efeito analgésico;
- Caráter anti-inflamatório favorecendo a eliminação de substâncias alógenas (substâncias ácidas ou outras) consequentes de fagocitose, que sensibilizam os receptores dolorosos, também favorecendo a analgesia;
- Estimula a liberação de B endorfinas, que atuam como inibidores da sensação dolorosa;
- Efeito antiedematoso;
- Efeito cicatrizante: Incremento a produção de ATP o que proporciona um aumento da velocidade mitótica das células, contribuindo para o aumento da velocidade da divisão celular e a formação de novos vasos a partir dos já existentes.
Cuidados com a aplicação
Os cuidados com a aplicação do laser na acupuntura são os seguintes:
- Olhos: Uso de óculos protetor especial, para evitar danos na retina e perda da visão;
- Ambiente de aplicação: com placa sinalizadora, porta fechada e iluminação tênue;
- Dosagens: Pacientes com a pele mais escura terão absorção maior a nível epidérmico (> melanina) necessitando de doses menores.
Melhores resultados são obtidos com aplicações de 2 à 3 vezes por semana.
A aplicação da acupuntura é de 20 a 30 minutos e o tempo de aplicação laser é rápida de 20 segundos a 1 ms por ponto.
O tempo Maximo de exposição ao laser deve ser de 40 a 45 min, após este limite ocorre redução do contraste luminoso e consequente diminuição da efetividade do laser.
O Enfermeiro e Acupunturista deve realizar um bom diagnóstico energético, seleção de pontos, ter conhecimento dos efeitos fisiológicos e terapêuticos do laser, para poder indicar a técnica mais adequada para o paciente e adequar ao tratamento e a terapia tópica indicada.